Bolinhos de Bacalhau

Bolinhos de Bacalhau
Bolinhos de Bacalhau

Essa tradicional receita portuguesa faz sucesso aqui em casa todo fim de ano. Bacalhau é caro mas, se você quiser fazer um bolinho bom terá que comprar um bom bacalhau. Escolha um que seja grosso, uns 3 dedos de espessura. Você vai precisar de carne para desfiar.

Ingredientes:

  1. 250 g de bacalhau
  2. 250 g de batata
  3. 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
  4. 1 cebola, picada
  5. 2 dentes de alho, picados
  6. 3 colheres (sopa) de azeite
  7. 1 xícara (chá) de farinha de rosca
  8. ½ xícara (chá) de salsa, picada
  9. 1 l de óleo
  10. papel toalha, o quanto baste
  11. sal e pimenta-do-reino, a gosto

Modo de Fazer:

Desalgue o Bacalhau – Comece dois dias antes, a noite. Coloque o bacalhau todo em uma tigela grande com aguá gelada no fundo da geladeira e deixe dormir lá. Na manhã seguinte troque toda a água por mais água gelada. Repita a troca a noite e deixe dormir novamente na geladeira. Repita todo o processo no dia seguinte e no terceiro dia seu bacalhau estará desalgado. Lembre que o sal do bacalhau é para conservar o peixe não para temperar sua comida. 🙂

Pique os Temperos – Pique o alho, a cebola e a salsinha e reserve.

Prepare a Batata – Descasque e corte as batatas em cubos e coloque que cozinhar. Cozinhe em pouca água. só o suficiente para cobrir as batatas, até que fiquem macias. Quando estiverem prontas, escorra a água e deixe as batatas em uma peneira para escorrer e esfriar isso vai tirar mais umidade delas.

Preparando o Bacalhau – Coloque o bacalhau para ferver em água suficiente para cobrir a peça deixando um cm de folga, mais ou menos. Preste atenção. Quando ferver espere 5 minutos e desligue.  Deixe esfriar.

Juntando Tudo – Enquanto o bacalhau esfria, passe as batatas pelo espremedor para fazer um purê. Depois que o bacalhau estiver frio, desfie-o com as mãos cuidando de tirar as eventuais espinhas, toda pele e gordura que encontrar. Coloque o azeite em uma penela, acrescente a cebola e o alho e refogue por uns 4 minutos. Acrescente o bacalhau, desfiado e desalgado e misture tudo muito bem e deixe cozinhar por uns 5 minutos.  Desligue o fogo e deixe esfriar. Depois de frio, misture a batata, a farinha de trigo, a salsinha, coloque sal e pimenta do reino á gosto e misture bem fazendo um purê uniforme.

Fritando os Bolinhos – Coloque óleo suficiente em uma panela para cobrir os bolinhos e espere que o óleo esquente. Aqui em casa usamos o truque do fósforo. Coloque um fósforo no óleo e espere ele acender. Quando acender o óleo está na temperatura certa.

Prepare os bolinhos enrolando-os com as mãos no formato que desejar e passando na farinha de rosca.

Coloque os bolinhos para fritar. Usamos uma penela pequena e temos que fritar de oito em oito. Quando colocamos os bolinhos o óleo espuma, muito. Quando a espuma do óleo baixar está na hora de olhar os bolinhos. Tente faze-los dourados.

Use uma escumadeira para retirá-los da panela e não esqueça de colocá-los em um papel toalha para retirar o excesso de óleo. Devem ficar secos. Crocantes por fora e macios por dentro.

Bom Apetite!!!

2 thoughts on “Bolinhos de Bacalhau

  1. MEIRE

    QUE DELÍCA HEIN!!!!!!!!

    • Fran Alcantara

      Oi Meire, que bom que gostou, obrigado por ler o BemFeito… bjs

Comments are closed.