Receita de Rabanada da Família. Uma delícia de Natal

Essa é uma receita tradicional que reina em nosso lar durante as festas de fim de ano. Não sei por que só nessa época, já que além de deliciosas e fáceis de fazer todos aqui adoram. Tradição é tradição.

Deliciosa receita de rabanada, sucesso todos os natais

Deliciosa receita de rabanada, sucesso todos os natais

Em Portugal, são as fatias de parida e com muito pouca variação (salgadas) são as french toast (toradas francesas) dos ingleses e americanos mas, no Rio de Janeiro, são as rabanadas.

Há dez anos, quando chegamos em Curitiba a primeira grande surpresa foi essa. Nenhuma das padarias próximas a nossa casa tinha a menor idéia do que era um pão de rabanada. No desesperto tentamos o pão ciabata e, qual não foi nossa satisfação ao perceber que firam até melhores. Desde então fazamos rabanadas com pão ciabata.

Ingredientes

1 lata de leite condensado
½ litro de leite
10 gotas de essência de baunilha
6 ovos
8 pãezinhos (pode ser francês dormido ou ciabatta)
Açúcar (aproximadamente 1 xícara de açúcar)
Canela em pó (o suficiente para dar sabor ao açúcar)
Óleo para fritar (aproximadamente ¼ de litro)
Papel toalha

Modo de preparo

Misture o açúcar com a canela e reserve.

Fatie o pão em fatias finas e reserve. Em uma vasilha rasa misture o leite condensado, o leite e a essência de baunilha. Em outra vasilha rasa bata 2 ovos ligeiramente (os demais ovos você irá colocando nessa vasilha e batendo conforme for usando.

Umedeça ligeiramente o pão no leite e em seguida no ovo batido; repita esse processo para cada fatia de pão. Cuide para que o pão não fique muito amolecido.
Frite em óleo bem quente (ela deve ficar bem douradinha dos dois lados). Escorra no papel toalha e depois passe rapidamente na mistura de açúcar com canela.

Dica

Para saber a temperatura correta do ponto de fritura jogue um palito de fósforo na frigideira, quando ele acender esse será o ponto certo para a fritura. Retire o palito e inicie o processo de fritar as rabanadas.

2 thoughts on “Receita de Rabanada da Família. Uma delícia de Natal

  1. Caillenn

    Em Portugal chamam-se "fatias paridas" ou "rabanadas", consoante a região do país e a receita não costuma levar leite condensado…

  2. Oi Caillenn, obrigado pela correção e por ler o bemfeito…

Comments are closed.