Como fazer uma capa de agenda com patchwork

Linda, simplesmente linda e facil de fazer, bem fácil. Além disso é venda certa. Suas amigas vão adorar. Neste tutorial eu mostro o passo-a-passo para você fazer uma capa de agenda mas, você pode usar esta mesma técnica para fazer uma capa para seu iPad.

vista da capa de agenda pronta

Você vai precisar

  • Dois tecidos diferentes de algodão. Depende do temanho da sua agenda, usei 30cm de cada um.
  • Fibra para preenchimento, idem quanto ao tamanho.
  • Tesoura, linha agulha e máquina para quiltar.

Como fazer:

Detalhe dos dois tecidos que farão a parte de fora e de dentro
Primeiro você vai precisar cortar dois tecidos de estampas diferentes, um centímetro maior que a agenda no comprimento e na largura. Como você pode ver eu cortei dois de 25X35cm.
Detalhe dos cortes de tecido que farão os bolsos internos
Sua capa terá dois bolsos internos. Então, você precisará cortar mais dois pedaços de tecido. Eu cortei um com 17X35cm e outro com 9X35cm. Não seja muito precisa, o ideal é que um ocupe dois terços da capa e o outro apenas a metade.
A capa será quiltada então você terá que cortar a fibra de preenchimento do tamanho dos tecidos maiores. Aqueles que serão usados para a capa propriamente dita.
Alinhe o tecido de fora e a fibra prenda com alfinetes de quilt. Este é o momento em que sua abilidade de quiltadeira vai fazer diferença. Não deixe de prender os tecidos e a fibra, você terá que fazer um quilt livre
Aqui você pode ver o resultado do quilt livre. Use o pé adequado para sua máquina. Observe que você não incluiu o tecido de dentro no quilt. reserve esta parte quiltada
Agora, usando sua máquina faça um ponto zigue-zague na bainha e dobre um pedaço de 0,5cm para fazer a bainha dos tecidos que serão usados para os bolsos.
Se você desejar que sua capa tenha bolsos para canetas, deverá marcar a largura destes bolsos no tecido do bolso maior. Eu usei intervalos de 2cm.
Costure o tecido do bolso no lado direito do tecido interno da capa da agenda e passe uma costura em todas as marcas que você fez para as canetas. Nesta foto você vê o lado do avesso do tecido interno da capa mostrando as costuras dos porta canetas. Obsserve que o acabamenteo ainda não foi dado e que este é o lado do avesso. Prenda também o outo bolso.
Usando o tecido do lado de dentro da capa, corte dois retângulos de 2X20cm e costure as bordas para fazer duas cordinhas.
Coloque o avesso do tecido externo, com a fibra, contra o avesso do tecido interno e costure, deixando uma abertura de ums 2cm para que possa virar os tecidos para o lado certo escondendo todas as costuras. Não esqueça de costurar as tirinhas nos lados opostos da agenda.
Se tudo deu certo até aqui, o lado de dentro da sua agenda deve estar parecido com o que está na foto. Observe que viz um zigue-zague no centro, com um ponto artístico para fixar tudo e dar acabamento.Observe tamém o lugar onde você vai colocar a agenda, o bolso grande do lado esquerdo.
Usando o tecido externo, corte dois retângulos de aproximadamente 3X5cm e costure os lados menores pelo avesso.
Ainda mantendo os retângulos pelo avesso costure-os nas tirinhas.
Vire as pontas para o direito, encha com um pouco de fibra e dê dois pontos cruzados para fazer uma Tulipinha em cada ponta.

Gostou? O Que você achou desta idéia? Se você quiser, a apostila com este passo-a-passo pode ser adquirida por R$7,50 no PagSeguro, é só clicar no botáo a seguir.

 

 

One thought on “Como fazer uma capa de agenda com patchwork

  1. frankalcantara

    Muito boa querida… parabéns, bjsu

Comments are closed.