Para ter um cérebro jovem por mais tempo, coma açaí

Pesquisa indica que comer mirtilo, morango ou açaí pode ser a diferença entre manter o cérebro ativo e a demência. O pesquisador James A. Joseph do departamento norte americano de nutrição humana e envelhecimento da Universidade de Tufts encontrou evidências que substâncias encontradas nestas frutas aumentam a capacidade cerebral enquanto tornam você mais saudável e jovem.

Recentemente escrevi um artigo sobre os benefícios da banana e da sardinha. Destacando o efeito benéfico da banana, e carboidratos complexos, no processo de aprendizado e dos ácidos graxos como o ômega-3, contidos na sardinha, na restauração do poder de raciocínio perdido pelo excesso de glicose do dia-a-dia aumentando sua inteligência. Estas frutas, as “berries”, em inglês, funcionam estimuladores e lixeiros cerebrais.

Frutas com flavonóide são indispensáveis para a saúde do cérebro

Por eliduke

Não tenha dúvidas que estas frutas contém vitaminas e nutrientes indispensáveis para melhorar nossa saúde mas, aqui estamos preocupados com os flavonóides. Estas substâncias, que não são exatamente nutrientes, estão presentes no pigmento escuro de vegetais como as “berries” e tem o inestimável poder de ligar, ou desligar, genes específicos das células do cérebro melhorando a resposta destas células aos estímulos que recebem. E não é só isso.

Estes flavonoides também funcionam como removedores de lixo tóxico. Reagindo com os radicais livres oxidantes eles impedem que estas substâncias provoquem reações inflamatórias nas células cerebrais (neurônios) aumentando sua longevidade. Verdadeira comida para o cérebro

Não bastassem estes dois efeitos benéficos as “berries” também atuam no comportamento melhorando a memória e a capacidade de raciocínio.

No Brasil, já podemos achar a famosa blueberrie norte americana, o nosso mirtilo, com certa facilidade. O que por si só é uma boa notícia. Felizmente, não dependemos desta fruta, ainda muito cara. Aqui, em terras tupiniquis, temos em abundância o Açaí. Campeão mundial em flavonóides.

Então, vai anotando para ser mais inteligente e ter um cérebro saudável precisamos comer bananas, sardinhas e açaí

One thought on “Para ter um cérebro jovem por mais tempo, coma açaí

  1. […] energia, a sardinha, rica em ômega-3 ajuda no suporte estrutural e reduz o efeito da glicose ruim. O açaí acelera, limpa e estimula o cérebro.  As nozes complementam estes […]

Comments are closed.