Nozes e abacates, indispensáveis para a saúde do cérebro

As nozes, graças aos ácidos ômega-3 e ômega-6 , além de agir como antidepressivo ainda fornecem os ácidos graxos necessários ao bom funcionamento do cérebro. Não só por causa da sua forma, as nozes são indispensáveis para manter, ou aumentar, a saúde e eficiência do seu cérebro.

Nozes para controlar a depressão

Por Diogo Beirão Duarte

Já comentamos sobre os benefícios da banana, da sardinha e do açaí. A banana, rica em carboidratos complexos, a glicose do bem, ajuda no funcionamento do cérebro fornecendo a energia, a sardinha, rica em ômega-3 ajuda no suporte estrutural e reduz o efeito da glicose ruim. O açaí acelera, limpa e estimula o cérebro.  As nozes complementam estes efeitos.

Estudos recentes indicam que as nozes podem atuar no equilíbrio do seu humor evitando a depressão ou, em alguns casos, facilitando a recuperação, através da maximização dos efeitos de antidepressivos. Ao que parece, as substâncias contidas nas nozes atuam equilibrando o nível de seratonina no cérebro.

Sendo compostas, basicamente de proteínas, vitaminas E e B, ômega-3 e ômega-6 estas pequenas frutas atuam rejuvenescendo o sistema nervoso, fortalecendo a estrutura cerebral, equilibrando o seu humor e fazendo com que os antioxidantes encontrados no açaí, e outras frutas de cor escura, atuem mais eficientemente.

Felizmente estes mesmos efeitos podem ser encontrados em uma fruta abundante em terras tupiniquins. O abacate. Algumas pesquisas indicam que o abacate atua com os flavonóides do açaí  da mesma forma que as nozes. Ainda que o abacate não tenha ações comprovadas sobre o humor, sua ação sobre os processos cerebrais, quando combinados com o açaí, morango, mirtilo ou amora os ácidos graxos do abacate funcionam como verdadeiros catalizadores cerebrais.

Uma última observação: Nossas castanhas do Pará também são ricas em ácidos graxos e, potencialmente devem ter os mesmos efeitos do  abacate e das nozes, vamos falar sobre elas em outro artigo.

Já falamos da banana, sardinha, açaí e abacate como “comida para o cérebro” e você conhece alguma receita usando estes ingredientes? O que você acharia de um cardápio específico para aumentar sua capacidade de concentração? Ou memória? Ou raciocínio?