Torta Suíça – uma receita deliciosa

Esta é uma receita de torta suiça, ou torta de nata, que levamos 20 anos para acertar. Já tínhamos tentado várias receitas sem conseguir o ponto certo. Até que…meu marido resolveu traduzir uma receita alemã. Não funcionou de primeira mas, descobrimos o problema. Comece com os seguintes ingredientes:

Ingredientes

10 claras;
160g de açúcar;
120g de chocolate em pó;
15g de farinha de trigo (1 colher de sopa rasa);
500ml de creme de leite fresco (muito fresco);
50g de açúcar.

Modo de Fazer a Torta Suíça

Prepare o chantilly: deixe o creme de leite no freezer por pelo menos 20 minutos antes de começar a bater.  Bata o creme de leite na batedeira até o ponto de chantilly. Na hora que o creme começar a formar picos, acrescente o açúcar e continue batendo. Quando os picos ficam resistentes e bem brancos pare e reserve na geladeira.

Preaqueça o forno em 160°C.

Você vai precisar de duas, veja bem, duas formas de fundo removível de 22cm. Forre o fundo com papel manteiga, unte com manteiga e reserve. O segredo é assar as duas formas ao mesmo tempo.

Bata as dez claras em neve, na batedeira, em velocidade baixa até que fiquem bem firmes. Realmente bem firmes. Quando as claras estiverem  firmes e não soltarem do fundo da batedeira, acrescente 160g de açúcar.

Quando a mistura ficar homogênea, desligue a batedeira, acrescente o chocolate e a farinha e bata manualmente, devagar e com carinho para arear a massa. Bata pouco, só o suficiente para homogenizar novamente.

Divida a massa e leve ao forno, as duas formas ao mesmo tempo. Teste com palito para ver se não gruda e observe. A massa vai criar uma crosta assim que chegar no ponto.

Deixe esfriar, coloque uma das massas, o recheio de chantilly, a outra massa e prove.

Caminho seguro até o paraíso!

Sobraram 10 gemas… que tal um quindão?