Delicioso Brownie de Ricota feito em casa

Risoto de Camarão pede sobremesa especial. Há tempos que estamos pensando em variar a receita de brownie que fazemos em casa. Resolvemos fazer alguma coisa um pouco mais saudável. E trazer a mesa uma mistura de ricota e brownie. Segundo a família ficou ótimo. Serve 12 brownies de 5 X 5 cm e custou R$10,20.

Ingredientes do brownie

1/2 xícara de manteiga sem sal.
60g de chocolate amargo, picado.
3 colheres de mesa de chocolate sem açúcar (se tiver cacau é melhor).
1 xícara de açúcar refinado.
2 dois ovos grandes a temperatura ambiente.
1 colher de chá de extrato de baunilha.
2/3 de xícara de farinha de trigo.
1/4 de colher de chá de sal.

Ingredientes da ricota

230g de ricota integral.
1/3 xícara de açúcar refinado
1 colher de sopa de farinha de trigo.
1 ovo grande em temperatura ambiente.
1/2 colher de chá de extrato de baunilha.

Modo de fazer

Pré aqueça o forno a 220 graus Centígrados, bem quente. Prepare uma forma pequena. Cobrindo-a com uma folha de papel alumínio, levemente untada com manteiga.

Em uma tigela pequena, que possa ir ao micro-ondas, derreta a manteiga e o chocolate picados juntos. Mexa com um garfo, ou com o fuet (acabei de aprender o nome deste treco), até que a mistura esteja homogênea. Polvilhe o chocolate em pó, ou cacau, e continue mexendo até que a mistura volte a ficar uniforme. Reserve por alguns minutos até esfriar.

Em uma tigela maior, misture o açúcar, ovos, e o extrato de baunilha. Bata constantemente até que fique uniforme. Coloque a mistura do chocolate e continue batendo até que fique consistente e homogêneo acrescente o sal, e a farinha e, não esqueça de continuar batendo. Pare quando a mistura estiver consistente, uniforme e você não consiga definir os ingredientes.

Coloque esta massa na forma preparada e reserve.
Para preparar a massa da ricota, pegue uma tigela média,e bata a ricota, com o açúcar, a farinha, o ovo e o extrato de baunilha até que fique uniforme e cremoso. Derrube em partes sobre a base do brownie e gentilmente espalhe com uma faca. Depois, usando um garfo faça espirais nas massas de forma que, em alguns pontos, a massa de brownie apareça sobre a massa de ricota.

Asse em fogo alto por 35 minutos ou até que a massa não grude em uma faca.

Gele antes de servir. Sirva gelado. Lá em casa, eles ficam na geladeira.

One thought on “Delicioso Brownie de Ricota feito em casa

  1. […] Sirva o risoto de camarão ainda quente e peça perdão pelo pecado da gula. Como sobremesa que tal um brownie de ricota? […]

Comments are closed.